UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

O Pirata de Porto Belo (1954)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 1
O Pirata de Porto Belo

Produção independente, continuação não-oficial do grande sucesso da Disney, "A Ilha do Tesouro" ("Treasure Island", 1950), novamente dirigida por Haskin (1899-1984) e estrelada pelo inglês Robert Newton (1905-56), cuja errática carreira logo seria encerrada devido a sua morte prematura, causada pela bebida.

Ele faz novamente, com muito charme, o ambíguo vilão do livro de Robert Louis Stevenson, repulsivo e ao mesmo tempo simpático e bem-humorado.

Só que tudo o mais no filme é muito inferior e mais barato (e ainda por cima com roteiro todo calcado no filme original, em alguns momentos até com encenação idêntica), a começar pelo jovem Jim Hawkins, que na falta do talentoso Bobby Driscoll do filme da Disney, foi substituído pelo medíocre Kit Taylor (que depois reviveria o personagem, novamente ao lado de Newton, em uma curta série de TV).

Aqui Silver enfrenta outro bucaneiro, El Toro, que raptou a filha do governador e também mantém como criado o pequeno Hawkins. Claro que o pirata aproveita a situação para se beneficiar e resgatar o jovem amigo, e convence o governador a lhe ceder um navio para salvar a moça, tencionando na verdade sair em busca do famoso tesouro.

Seria uma aventura juvenil à moda antiga, leve e divertida, se o filme não estivesse em domínio público nos EUA e esta cópia não fosse péssima, com as cores apagadas, sem o widescreen original e ainda com legendas em português terríveis que inviabilizarão a quem não entende inglês acompanhar a história (é até melhor assistir com a dublagem em português).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo