UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

O Preço da Coragem (2007)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2

Por pouco, Angelina Jolie não ficou entre as finalistas do Oscar de melhor atriz pela performance neste filme que conseguiu outras indicações de prêmios como Globo de Ouro, Independent Spirit, SAG, People´s Choice.

Este é um projeto pessoal de Jolie e Brad Pitt, que compraram os direitos depois de assistir no canal de TV CNN a uma entrevista de Mariane Pearl, a heroína desta historia e autora do livro original "A Mighty Heart: The Brave Lif & Death of my Husband Danny Pearl".

Realmente Angelina está bem, num trabalho de composição - com cabelo encaracolado, sotaque francês e jeito de árabe - mas a verdade é que a direção do inglês Winterbottom em nada a ajuda.

Ele consegue perder sua grande cena de choro colocando a atriz no escuro e meio de perfil. Coisas de cineasta que se chama realizador de fitas de arte e polêmicas como "Caminho para Guantánamo" ou o explícito "9 Canções". É também culpa dele que o filme não consiga criar suspense, nem lembrar os thrillers semelhantes de Costa Gavras. Tudo é contado de forma distanciada, em cenas picotadas, como se fosse um telejornal, que mostram sempre gente na rua, ou detalhes que não acrescentam à trama central.

Não dá nem mesmo para simpatizar ou torcer pelo amor da grávida jornalista francesa pelo repórter americano judeu que vai ao Paquistão numa cobertura pelo "Wall Street Jornal". Em busca de uma entrevista, ele é seqüestrado. Apesar da reação imediata de amigos e parceiros, e mesmo do governo americano e do Paquistão, seu destino já estava selado.

Rodado na Índia e no próprio Paquistão, o filme até que dá uma visão favorável a este país, que é mostrado com simpatia, com uma policia eficaz e imparcial. Fracasso de bilheteria nos EUA, Jolie em papel sério e dramático não é exatamente o que publico prefere ver.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo