UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

O Retorno da Pantera Cor-de-rosa (1975)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Retorno da Pantera Cor-de-rosa

Esta terceira aventura do inspetor Closeau foi originalmente planejada como uma minissérie para a TV inglesa, que aparentemente não contaria com a presença de Peter Sellers (1925-80). Mas o projeto acabou virando um filme para cinema e resultando em um dos mais divertidos e movimentados da série.

Sellers fez o abilolado inspetor, pela primeira vez exagerando muito o cômico sotaque francês, mudando o som das palavras e confundindo os outros, e também especialmente inepto e provocador de desastres, levando à loucura o inspetor-chefe Dreyfus (novamente interpretado por Herbert Lom) e recorrendo a disfarces absurdos e surreais.

Há vários momentos antológicos do personagem: a investigação no museu à prova de roubos, a luta com o aspirador de pó, a destruição do banheiro, o tradicional ataque-surpresa de seu mordomo japonês Cato (Burt Kwouk), a brincadeira com "Casablanca".

David Niven foi convidado a reprisar seu papel do primeiro filme, do elegante ladrão inglês Sir Charles Litton. Quando não aceitou chamaram Douglas Fairbanks Jr., mas o personagem acabou indo para Christopher Plummer. Mas claro que toda a trama de mistério é só moldura para as impagáveis trapalhadas de Closeau. Diversão de primeira linha. Foi exibido no Brasil como "A Volta da Pantera Cor-de-rosa".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo