UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Suspense

O Silêncio dos Inocentes (1991)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 5
O Silêncio dos Inocentes

Um caso raríssimo na História do cinema: apenas o terceiro filme em todo o Oscar, em que todos os principais prêmios foram para este mesmo filme, que foi votado como melhor filme, roteiro (no caso adaptado, por Ted Tally, do livro de Thomas Harris), direção, ator (Hopkins) e atriz (o segundo paraJodie). Também o primeiro filme de Terror na História do Prêmio a ganhar o prêmio máximo (em 2001, teve uma continuação bem inferior "Hannibal", de Ridley Scott, novamente com Hopkins e com Julianne Moore substituindo Jodie. Nesta edição já apresenta o trailer desta fita para DVD).

Produzido por uma firma que logo depois abriria falência, a Orion, o projeto foi primeiro desenvolvido para Gene Hackman e Michelle Pfeiffer (ambos desistiram por causa da violência). Embora o diretor Demme tivesse mais experiência com comédias, acertou inteiramente neste projeto ousado e soturno, um dos filmes mais angustiantes já realizados. Na época, a fita chegou a ser perseguida e criticada por organizações gays que o acusaram de dar uma imagem negativa deles (talvez por isso logo depois Demme tenha feito uma fita sobre Aids, "Filadélfia", 1993).

Embora Hopkins apareça relativamente pouco tempo na tela, sua presença é dominante e inesquecível. Esta edição especial não teve a colaboração nem de Jodie, nem do diretor,que não são vistos no documentário retrospectivo chamado "Dentro do Labirinto" (embora haja depoimentos de coadjuvantes como Diane Baker e Roger Corman).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo