UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Romance

O Som do Coração (2007)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2

O longa, indicado ao Oscar de melhor canção por "Raise It Up", foi um fracasso de bilheteria e mal cobriu os custos de US$ 30 milhões de orçamento. A diretora Kirsten é filha do diretor Jim Sheridan e veterana de curtas. O roteiro foi escrito pelo também diretor Nick Castle, junto com o veterano James V. Hart ("Minzy").

É repleto de coincidências, sentimentalismos e improbabilidades. Só conquista o público que aceita seu lado romântico e fantasioso. Ainda assim, seria preciso ter deixado ainda mais claro o seu lado "Era uma vez...". Só mesmo como conto de fadas dá para absorver essa história que tenta mostrar como a música é uma linguagem universal que une as pessoas e como cada coisa tem sua própria música.

É, provavelmente, inspirado em "Oliver Twist", de Charles Dickens, pois não há outra maneira explicar a situação do garoto que acaba sendo explorado por um antigo músico que quer empresariar crianças que tenho talento musical. Quem faz o papel do "protetor", com toda sua falta de sutileza habitual, é Robin Williams, numa composição inspirada em Bono Vox. É ele quem muda o nome do herói para August Rush.

Se o filme consegue ser tolerável é somente por causa da presença do garoto inglês Freddie Highmore, que é atualmente o melhor interprete jovem do cinema. Ele cresceu bem, é super discreto e sem tiques comuns ao atores infantis. Convence plenamente como o órfão que é considerado uma aberração quando, no orfanato, se dão conta que ele
consegue ouvir o som do universo.

Em 'flash-backs' ficamos sabendo que anos antes uma jovem violoncelista clássica (a encantadora Keri, da série de TV "Felicity") passou uma noite com um roqueiro inglês (Jonathan) e assim engravidou. O pai dela arquitetou forjar a morte da criança entrou o bebê para adoção. O garoto, já crescido, vive na expectativa de reencontrar os pais e acaba chegando à cidade grande, onde uma incessante rede de coincidências leva ao previsível final. Basta dizer que até como conto de fadas ele é improvável. Mas não chega a ser desagradável, principalmente por causa da trilha musical envolvente e arrebatadora.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo