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Ficha completa do filme

Aventura

O Último Samurai (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Último Samurai

Fazem mais de 50 anos que Kurosawa apresentou ao mundo com seus "Os Sete Samurais", a cultura do personagem Samurai. Mas só agora Tom Cruise estrela e produz um filme empacotando a figura numa espécie de Samurai lite, para consumo americano.

Ou seja, para quem nunca viu os grandes filmes japoneses sobre o tema, quem nunca teve a felicidade de assistir uma obra prima de Kurosawa, fica mais fácil aceitar e assimilar um filme altamente derivativo (e que no entanto no padrão geral do cinema atual é até corajoso, porque é em grande parte falado em japonês com legendas e todo centrado numa cultura estrangeira, que a maior parte da população americana desconhece e pela qual não se interessa. Não esqueça que japonês foi inimigo na Guerra não tão distante e ultimamente foi rival nos negócios).

Muita gente o comparou com "Dança com Lobos" (um branco que se acultura e toma o lado dos outros). O filme é extremamente dentro da cartilha, "by the book", tudo no lugar certinho, previsível e estendido. É prejudicado justamente por Cruise, que pode ser uma figura carismática quando faz ele mesmo, quando vive seu momento. Quando tenta compor personagem é um desastre (e na primeira parte tenta fazer caras e bocas com um resultado desastroso. Felizmente logo volta a sua linha tradicional).

Embora tenha uma produção de primeira linha (por exemplo, todos os seus detalhes são preenchidos por computação gráfica, que aumenta o número de guerreiros e explosões nas batalhas, e torna mais clara as paisagens de background, seja de San Francisco, seja do Japão). As cenas de luta porém, o que é de se estranhar num filme sobre samurais e portanto sobre lutas marciais, são banais. Corretas, filmadas de maneira eficiente (com alguns detalhes sangrentos), mas não marcantes. E abaixo do que se podia esperar. Se Cruise não conseguiu ainda virar melhor ator, quem rouba o filme é Ken Watanabe, um veterano que tem tremenda autoridade na figura do samurai (desculpe mas falhei em fazer um resumo. O filme tem também um vilão branco horrível e canastrão que é feito por Tony Goldwyn). E Watanabe rouba o filme de Cruise (no Brasil ele é mais conhecido por ter estrelado o famoso "Tampopo", depois disso teve uma luta grave contra o câncer que venceu e o deixou amadurecido e humano). O diretor Edward Zwick ("Tempo de Glória") muito faz em não atrapalhar. Podia ter visto com mais cuidado Ran ou Kagemusha para ter copiado melhor o visual e o esplendor de Kurosawa. Indicado para Oscars de Coadjuvante (Ken), Som, Figurino, Direção de Arte.

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