UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Policial

Onze Homens e um Segredo (1960) (1960)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
Onze Homens e um Segredo (1960)

Por causa da refilmagem homônima de 2001, de Steven Soderbergh e George Clooney, a Warner lançou a versão original, confirmando a lembrança de que era uma fita apenas mediana e com um bom final irônico (melhor do que o novo). Mas é excessivamente longa, a cena do roubo é rápida e sem emoção, perde tempo com personagens paralelos e não tem humor (dizem que Billy Wilder contribuiu sem crédito, mas não se nota) e os números musicais são fracos (também poucos).

Mesmo a Vegas da época não se compara com a de atualmente (quase tudo que o filme mostra já desapareceu). Feito quase todo em estúdio (a cidade aparece até pouco), com algumas participações especiais imemoráveis (a de Shirley foi toda improvisada). Tem alguns bons momentos (Akim Tamiroff está divertido como o financiador do roubo, Cesar Romero também se sai bem como o corrupto futuro padrasto de Martin) mas a verdade é que o clã de Sinatra se divertia mais entre si do que os espectadores.

Patrice Wymore, que faz a namorada desprezada, era conhecida como a ex-esposa de Errol Flynn. Letreiros de apresentação do mestre Saul Bass. Trilha musical de Nelson Riddle (arranjador preferido de Sinatra).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo