UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Animação

Os Incríveis (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4

"Os Incríveis" faturou, só nos EUA, 260 milhões de dólares, mesmo tendo estreado em uma época ruim, o pré-Natal. O mérito é da Pixar, a produtora de Steve Jobs, que criou uma notável reputação ao se aliar à Disney. Depois de "Procurando Nemo", ela chamou um diretor de fora para integrar o grupo, Brad Bird, que havia feito antes uma animação muito interessante mas que permanece pouco conhecida, "O Gigante de Ferro", que foi lançado direto em DVD.

Um dos diferenciais de "Os Incríveis" é o gênero. Não se trata de mais uma comédia, e sim de uma aventura, ou uma fantasia de ficção científica tipo "Homem Aranha". Não tem a preocupação de fazer rir - embora tenha muitos momentos de humor -, mas de contar uma história, nos envolver com os personagens.

Aqui, não houve a preocupação em promover os atores que fazem as vozes - os únicos nomes conhecidos entre os dubladores são os de Holly Hunter e Samuel L. Jackson. Não tem canções no meio, não faz gracinhas, nem usa truques antigos da Disney. Por isso, ganhou merecidamente o Oscar de melhor animação de 2004.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo