UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Suspense

Os Mil Olhos do Dr. Mabuse (1960)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Os Mil Olhos do Dr. Mabuse

Último filme de Fritz Lang (1890-1976), realizado em sua Alemanha natal. Ele havia recebido propostas do produtor Arthur Brauner, para quem havia dirigido "O Tigre de Bengala" e "O Sepulcro Indiano" pouco antes, para refilmar "Os Nibelungos" ou "O Testamento do Dr. Mabuse", mas o veterano diretor preferiu fazer essa terceira e original abordagem do sinistro personagem, utilizando elementos do thriller americano e do filme noir que ele havia aperfeiçoado durante sua carreira nos EUA.

Mesmo velho e doente, Lang (também co-roteirista) fez um filme vibrante e cheio de energia, com muitas boas idéias (o vidente, a metralhadora que dispara pinos de aço, a passagem secreta no elevador), ritmo perfeito e câmera criativa. Como nas encarnações anteriores de Mabuse, ele é uma figura enigmática e oculta, uma metáfora do mal que atua sobre a sociedade sem que sequer percebamos sua presença (e se estivesse vivo hoje, sem dúvida Lang colocaria Mabuse como diretor de uma grande corporação).

O final sugere que o idoso diretor ainda queria deixar aberta uma porta para uma última aparição do criminoso em um possível filme. Vale conhecer. Cópia em bom estado, mas com legendas em português péssimas, repletas de erros óbvios.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo