UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Documentário

Os Palhaços (1970)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Os Palhaços

Não havia sido trazido comercialmente ao Brasil este filme de Federico Fellini, feito originalmente para a televisão.

Embora seja fã de carteirinha do diretor, fiquei desapontado. Mesmo sendo uma obra importante para se entender seu espírito e sua obra, não se pode afirmar que seja um grande filme, nem mesmo especial. Foi sua segunda experiência para a TV, pouco depois do documentário "Block Notes di un Regista", já sem qualquer inibição em ser autobiográfico, aparecendo diante das câmeras e sendo o narrador - o que abriu caminho para os filmes seguintes "Roma", "Amarcord" e "Intervista".

Na verdade, Fellini era vaidoso e adorava se exibir e aqui inventou o recurso de levar junto um câmera, um assistente e uma secretária (todos interpretados por atores) que o acompanham nas andanças através dos palhaços do passado. A fita começa com uma bela imagem, uma criança sendo acordada pelo barulho de um circo que esta sendo montado ao lado de sua casa. Fellini muitas vezes declarou que ele não fazia cinema mas circo, e isso ele procura demonstrar apresentando números de muitos palhaços, ou melhor dizendo Clowns. Depois de meia hora, ele entra em cena e com sua equipe sai visitando velhos em asilos.

O ator Pierre Étaix, casado com Annie Fratellini, que pertence a uma famosa família de clowns, tenta lhe mostrar uma fita antiga de clowns, mas tudo dá a impressão de ser encenado à moda de Fellini e não documental, em que as coisas se confundem. A visita chega ao circo da Familia Orfei junto com a ainda "bonitona" Anita Ekberg.

Mas nada de muito concludente acontece, o filme só não é ruim porque tem uma fantástica trilha musical do mestre Nino Rota, com alguns temas que sintetizam toda a sua obra e servem de referência a outros trabalhos, como "Os Boas Vidas". Não é por ser admirador de Fellini que há como negar que junto com "Ensaio de Orquestra" e a "Voz da Lua", este é um filme menor, apenas curioso e raro.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo