UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Os Toureiros (1945)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 1
Os Toureiros

A dupla O Gordo e O Magro, Stan Laurel (1890-1965) e Oliver Hardy (1892-1957) encerrou sua carreira nos EUA com essa fraca comédia B realizada pela Fox. Na verdade deveria ter sido o último filme deles, se não tivessem cometido o erro de participarem do patético, até chocante (pelas péssimas condições físicas deles e pela total mediocridade) "Atoll K", uma co-produção França-Itália que eles rodaram na Europa em 1951.

Este, ambientado no México (claro que todo recriado no quintal da Fox), foi concebido como um produto para agradar as platéias latinas, onde eles sempre foram populares (daí incluir um desnecessário número musical local).

Mas o enredo é fraco, girando em torno deles fugindo de um sujeito que foi para a cadeia injustamente por causa de um testemunho desastrado deles, agora buscando vingança e que é enganado pelo fato de Stan ser sósia de um famoso toureiro espanhol.

O humor é irregular, com poucas e nada antológicas gags, e o clímax na tourada é muito pobremente montado com imagens de arquivo e restos de "Sangue e Areia" ("Blood and Sand", 1941). Pelo menos eles se despediram do público americano com uma piada final de primeira linha (uma tradição dos filmes da dupla), digna dos bons tempos. Faz parte do box "Coleção O Gordo e O Magro Vol. 1".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo