UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Pão, Amor e Fantasia (1953)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Pão, Amor e Fantasia

Um clássico da comédia italiana, que foi também o grande momento de carreira de Gina (que se tornou mundialmente famosa, inclusive no Brasil onde chamavam de Lollo, quando uma mulher tinha busto grande). Ela, que geralmente é inexpressiva, ganha vida no papel de Bersagliera, uma garota camponesa que se envolve com o novo chefe dos carabinieri local (o grande diretor De Sica, num grande sucesso pessoal, fazendo um tipo que repetirá com variações até o final da carreira).

Tanto que o filme teria continuações: "Pão, Amor... e Ciúme" (novamente com Gina, 1954), "Pão Amor E..." (com Sophia Loren, 1955) e "Pão, Amor e Andaluzia" (com a espanhola Carmen Sevilla, 1959). Foi importante também porque serviu como popularização do cinema italiano no mundo todo, funcionando como passagem dos primeiros filmes sociais e pesados para aquilo que depois seria chamado de comédia à la italiana (ou seja, temas sociais tratados com humor e irreverência, por grandes atores humoristas em geral vindos do teatro revista).

Outra grande figura do filme é a comediante napolitana Tina Pica, que faz a empregada doméstica de De Sica. Indicado ao Oscar de Roteiro Original. Perdeu um pouco em ritmo e originalidade (porque foi muito imitada), mas ainda é um filme notável.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo