UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Documentário, Musical

Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje

Já sabemos da qualidade crescente dos documentários, não apenas no Brasil (onde há alguns anos eles eram inexistentes) como no resto do mundo. Este aqui foi produzida pela firma de Waltinho Salles e tem a proposta muito simples de registrar a vida, a personalidade e a obra de Paulinho da Viola. Nem mais, nem menos.

Fica evidente que esbarrou num problema: faz uma tentativa de investigar Paulinho através de seus depoimentos, coloca até o co-roteirista Zuenir Ventura como entrevistador. Mas Paulinho é um poeta, fala em metáforas, é muito pouco articulado e logo depois o filme é obrigado a se desviar. Vira um passeio sem profundidade por sua vida, sua família, seu cotidiano com os amigos de samba.

A coisa boa é que Paulinho é um Príncipe. É muito difícil não gostar de seu jeitão de cavalheiro, de gente boa, de não apreciar sua música, de cantarolar suas canções. O problema é que gente boa não dá bons filmes. Não tem conflito, não tem drama, não tem ninguém xingando. Apenas amigos nas rodas de samba, elogiando-o, família se comportando como toda família do mundo. Ou seja, o filme é tão bem comportado quanto seu biografado. Agradável de ver, mas nem por isso especial.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo