UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Pecados Ardentes (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Pecados Ardentes

No Festival de Cannes de 2003, este foi dos poucos filmes de que eu gostei muito. Uma fita escocesa dirigida por David Mackenzie (que teria feito no ano anterior "The Last Great Wilderness").

Passou no "Un Certain Regard" ("Um Certo Olhar") e tem o prestígio de trazer no elenco alguns dos atores locais de mais sucesso, Ewan MacGregor ("Star Wars"), Tilda Swinton e Peter Mullan (diretor de "The Magnadalene Sisters", vencedor do Festival de Veneza).

É um thriller discreto, bem narrado (também escrito pelo diretor), de época (não é bem definido, mas parece anos 50). Aos poucos, vamos entrando na história de um sujeito (Ewan) que trabalha numa barcaça que desce os rios junto com um casal (Mullan e Swinton).

Eventualmente ele começa um romance proibido e adúltero com ela, e também encontra o cadáver de uma mulher na água (só devagarzinho é que ficaremos sabendo de quem se trata e qual a relação que tem com essa vítima, feita por Emily Mortimer). Com ajuda da trilha de David Byrne, com algumas cenas sensuais (para variar, Ewan se apresenta mais uma vez com nudez frontal, o que provocou certo boxixo quando o filme estreou nos EUA).

Mas não se trata de uma fita comercial, é curto, mantém o interesse e pode apenas decepcionar no desenlace final. Acredito que foi o fator que impediu seu maior sucesso internacional. Mas é bom ver um filme bem narrado, normal, que conta uma história de forma complexa mas compreensível. E benza Deus, curta.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo