UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas

Que bom que Hollywood ainda pode se dar ao luxo de financiar filmes para Tim Burton. Eles não dão muito dinheiro mas são prestigiados, são indicados a prêmios (Oscar de Trilha Musical, 4 Globos de Ouro, vários BAFTAs). E são basicamente diferentes. Curiosos. Interessantes. E nunca inteiramente bem-sucedidos. Pois tudo isso se repete de novo com este filme produzido por Richard Zanuck, com um visual menos obviamente autoral.

Talvez porque o filme seja seu primeiro trabalho depois daquela terrível concessão ao comercialismo que foi sua versão de "Planeta dos Macacos". Mas desta vez ele não assina o roteiro, que é baseado num romance de Daniel Wallace. Talvez por isso o senti menos pessoal, mas ainda confuso. Demora-se um pouco a entender a narrativa, que é sobre um filho (Billy Crudup) que não se dá com o pai (quando velho feito por Albert Finney, quando jovem por Ewan McGregor), porque este tem a mania de contar lorotas, ou seja "tall talles", histórias fantasiosas que embelezam um pouco a realidade.

Quando o pai está morrendo, ele vai investigar o caso e dali em diante tudo é altamente previsível e acontece exatamente como manda o figurino. Ou seja, sem surpresas. Há figuras bizarras no elenco, como um enorme gigante de verdade, Danny DeVito fazendo dono de circo, duas irmãs siamesas que são realmente orientais e até Jessica Lange de mãe do herói (quando jovem ela é feita pela ótima Alison Lohman, embora nenhuma das duas tenha muito a que dar conta). E também Helena Bonham Carter, atual mulher do diretor (e mãe de seu filho) que faz uma bruxa ou coisa que o valha.

Mas a história é mal amarrada, faltam melhores piadas, situações e até imagens, talvez embarcando mais no surrealismo ou simplesmente no sonho, no onírico. Ficou tudo num meio termo, com a eterna repetição da idéia central do "Peixe Grande", que acaba por cansar. Ainda não foi dessa vez que Burton voltou à forma.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo