UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia Dramática

Pequena Miss Sunshine (2006)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4

Esta é uma produção independente que foi descoberta no Festival de Sundance e acabou tendo um lançamento importante, fazendo boa bilheteria e recebendo indicações para o Oscar. Ganhou a estatueta de melhor ator coadjuvante, para Alan Arkin, e a de roteiro original, para Michael Arndt; foi indicado ainda nas categorias de melhor filme e atriz coadjuvante (a menina Abigail Breslin). Venceu também, entre outros prêmios, o César de melhor filme estrangeiro.

Que fique claro: não é filme de arte, mas uma comédia de estrada, que lembra as antigas fitas italianas de família que saíam em excursão. Só que tem toques modernos, personagens excêntricos e situações divertidas. O elenco está especialmente bem. Greg Kinnear faz um guru malsucedido de auto-ajuda, que não emplaca uma, para irritação de sua mulher (a excelente Toni Colette). Eles têm uma filha pequena que deseja participar do concurso de Pequena Miss Sunshine.

Embora sem dinheiro, eles vão todos numa Kombi alugada, incluindo o avô (Alan Arkin) -- que, por achar que tem pouco tempo de vida, resolve se viciar em cocaína como último prazer -- e o cunhado (o hoje famosíssimo Steve Carell, da série "The Office"), um intelectual que tentou se matar quando o jovem namorado o deixou. E há também o filho mais velho, que resolveu não falar mais enquanto não se tornar piloto de avião.

No caminho, a Kombi quebra e só funciona quando empurrada. A viagem se torna o fio condutor, mas, quando chegamos ao destino, temos nova surpresa no concurso. É um filme muito legal, muito simpático, que ainda não teve o público que merece.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo