UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Ficção Científica

Perdidos no Espaço - 1ª Temporada Completa (1965)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 5
Perdidos no Espaço - 1ª Temporada Completa

Seriado de TV clássico da década de 60, que fez um estrondoso sucesso no Brasil na época, marcando toda uma geração, e que depois se tornou cult. Produzido pelo gênio das séries de TV Irwin Allen (1916-91), que também criou "Terra de Gigantes", "Viagem ao Fundo do Mar" e "O Túnel do Tempo". É inspirada na Família Robinson da Suíça, transposta para o futuro, numa bem sucedida mistura de aventura e humor (que se passa no longínquo futuro de 1997), com efeitos especiais simples mas engenhosos e boa produção.

O seriado teve três temporadas (1965-67). Esta, ainda que a única em preto e branco, é a melhor, com enredos mais variados e maior equilíbrio entre os personagens. A partir da segunda (já colorida) o espião, o infame Dr. Smith (Jonathan Harris, 1914-2002), passou para primeiro plano, sempre procurando meios para voltar para a Terra, mesmo que para isso tivesse que se aliar a algum alienígena e prejudicar os Robinsons, e sempre sendo impedido pelo jovem Will Robinson (Bill Mumy) e pelo Robô. Essa fórmula acabou esgotando o seriado, que entrou na rotina do "alienígena da semana" e perdeu audiência.

A decisão da CBS de diminuir custos inviabilizou a produção e em 1967, após um piloto e 83 episódios, ele saiu do ar. Mesmo ingênuo e primitivo pelos padrões de hoje, ainda funciona bem e mantém o encanto original. Em 1998 foi produzido um filme para o cinema, sem a participação de Allen, excessivamente sombrio e sem a magia do seriado - não agradou os fãs.

Guy Williams (1924-89), o pai John Robinson, estrelou antes outro seriado de sucesso, "Zorro" (1957-59). Angela Cartwright, que faz Penny, foi antes uma das crianças cantoras da família Von Trapp em "A Noviça Rebelde" (1965). O personagem do Robô ainda era um pouco ameaçador e assustador nessa temporada; só a partir da segunda se desenvolveria seu senso de humor e seu relacionamento de amor e ódio com o Dr. Smith; seu corpo era movimentado pelo ator Bob May e a voz dublada por Dick Tufeld.

Box com oito DVDs; a Fox acerta ao lançar os episódios com a dublagem brasileira original da época, cujos bordões do Robô ("Perigo! Perigo!", "Não tem registro!") e do Dr. Smith ("Não tema, com Smith não há problema!") entraram para a linguagem popular. O Box traz ainda (sem dublagem) o piloto original 'No Place To Hide', que não incluía o Dr. Smith e nem o Robô, e um featurette da época, Apresentação da Rede CBS, ambos legendados em português. Disco 1: "O Clandestino Teimoso", "A Nave Fantasma", "Ilha No Céu", "Terra de Gigantes". Disco 2: "Mar Revolto", "Hepgood Esteve Aqui", "Um Estranho Amigo", "Invasores da 5ª Dimensão". Disco 3: "O Estranho Oásis", "Os Seres Eletrônicos", "A Lâmpada de Aladim", "A Mini Espaçonave". Disco 4: "O Cão Misterioso", "O Ataque das Plantas Monstruosas", "Volta À Terra", "O Estranho Colecionador - Parte 1". Disco 5: "O Estranho Colecionador - Parte 2", "O Pirata do Céu", "O Fantasma do Espaço", "A Guerra dos Robôs". Disco 6: "O Espelho Mágico", "O Desafio", "O Marcador do Espaço", "Sua Majestade Smith". Disco 7: "Os Semeadores do Universo", "Nem Tudo Que Reluz...", "A Civilização Perdida", "Um Passeio À Sexta Dimensão". Disco 8: "A Voz do Espírito", "No Place To Hide", Apresentação da Rede CBS.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo