UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama, Ficção Científica

Pi (1998)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
Pi

Uma fita absolutamente fora do comum e que virou cult nos EUA. Mas como se dizia antigamente, é de "fundir a cuca". Supõe uma platéia atenta e informada. Ainda assim é inegavelmente original.

Além do título matemático, se usava no pôster a frase "fé no caos". Lançado com atraso, o diretor fez depois o talento "Requiem para um Sonho". Mas esta é quase impenetrável, a não ser talvez para matemáticos. Ganhou prêmio de Direção no Festival de Sundance, Melhor Roteiro de estreante no Independent Spirit Award. O ator Pearlman (1935-98) morreu pouco depois de câncer.

Uma curiosidade: o filme custou 60 mil dólares, que foram conseguidos através da ajuda de amigos e familiares do diretor Aronofsky (cada um deu 100 dólares). Após o filme ser vendido para a Artisan, cada pessoa que havia emprestado dinheiro, recebeu de volta 150 dólares. A edição em DVD nos EUA é muito boa, incluindo comentário do diretor e do ator Sean, montagem de cenas de bastidores, cenas "perdidas", music video, trailers e notas de produção.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo