UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Play Time - Tempo de Diversão (1967)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Play Time - Tempo de Diversão

Tati foi um dos mais importantes cômicos do mundo. Ele brinca com a expectativa do espectador, criando as "anti-gags" (o espectador pensa que o carro de água vai molhar um sujeito, mas na hora a expectativa falha).

Ele levou onze anos para fazer este filme, empenhou toda sua fortuna nele, construiu uma cidade com todos os detalhes num estúdio de 15000 metros quadrados e acabou falindo. Esta é uma redução da versão original que tinha 152 minutos. É uma espécie de "Tempos Modernos" em versão atualizada. Os turistas americanos chegam a Paris e vêem a mesma paisagem que deixaram em sua terra. Os edifícios são sinteticamente iguais, as novidades eletrônicas assustadoras e os sinais característicos de Paris (Torre Eiffel, Arco do Triunfo) são apenas vistos por reflexos nas portas de vidro.

O personagem de Tati, o famoso Mr Hulot, não é o principal. Às vezes, ele aparece como "background" para alguma coisa mais importante. O humor é sutil, fino, discreto. E por isso nem sempre eficiente. Ninguém identifica-se com Hulot, ou mesmo gosta dele. Sente-se apenas um pouco de pena em alguns momentos líricos.

Os personagens quase nunca deflagram a"gag", ela acontece suavemente. Fica a impressão de distanciamento, um pouco frustradora. Um filme com piadas excelentes que no todo não chega a empolgar.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo