UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Romance

Pollyanna (1960)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Pollyanna

Um dos clássicos famosos de Disney, que adaptou um livro já celebre de Eleanor H. Porter, apresentando como estrela a jovem inglesa Hayley Mills (filha do astro John Mills) que por este filme ganharia um Oscar especial da Academia em miniatura.

Roteirizado pelo diretor Swift, aproveitando bem a história que já havia sido filmada inúmeras vezes desde 1920 (com Mary Pickford). Tanto que virou adjetivo, até no Brasil se usa a expressão "está dando uma de Pollyanna". Ou seja, está fazendo o jogo do contente, tentando ser feliz e otimista mesmo quando tudo está contra.

O filme tem um ritmo um pouco lento mas uma produção e um elenco Classe A (inclusive a premiada com o Oscar Wyman, como a tia ranzinza). O diretor Swift, que faz ponta como o bombeiro, queria reduzir a metragem do filme mas Disney se apaixonou pela fita e não o permitiu. A frase atribuída ao Presidente Lincoln dita no filme, nunca na verdade foi dele: "Quando procuramos o mal na humanidade, esperando vê-lo, nós o encontramos!". Merecia uma edição mais caprichada, inclusive com Making Of retrospectivo, assim como a lançada nos EUA, em disco duplo e recheada de extras.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo