UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Musical

Positivamente Millie (1967)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Positivamente Millie

Dos anos 60 em diante houve poucos musicais produzidos especialmente para o cinema, a maior parte foram adaptações de shows da Broadway e que não resultavam bem na tela. Uma das poucas exceções foi este. Só que, curiosamente, fez a trajetória contrária, ele foi depois transformado em show e fez muito sucesso na Broadway numa versão expandida.

Quem produziu a fita foi Ross Hunter, famoso pelos melodramas de Jane Wyman e comédias de Doris Day. Chamou para a direção George Roy Hill, que depois ganharia o Oscar por "Butch Cassidy". E o roteiro foi criado por Richard Morris, o mesmo de "A Inconquistável Molly".

Satirizando os antigos seriados de aventuras, conta a história de uma garota que vem para a cidade grande na certeza de que vai conseguir um marido rico. A primeira providencia é se tornar uma garota moderna (canção de abertura). Logo faz amizade com outra jovem sem família, Mary Tyler Moore (que mais tarde se tornaria grande estrela na televisão).

Elas moram num pensionato onde o elevador funciona apenas quando sapateiam! E reparem na dona do lugar, a sinistra Mrs. Meers, que trabalha como traficante de escravas brancas para o Oriente. Quem a interpreta é Beatrice Lille, que foi uma das grandes comediantes do music- hall da Inglaterra, em sua última aparição no cinema.

Na verdade, ela fez apenas sete filmes e faleceria de Alzheimer, em 1989. Mas é muito engraçada. Só que a verdadeira estrela do filme é Julie Andrews, que naquele momento estava no auge da popularidade. Tanto que o filme na época foi grande sucesso e passou nos cinemas no estilo Road show, ou seja estreava apenas numa sala onde ficava meses em cartaz.

Julie está realmente adorável como Millie, apaixonada pelo patrão, John Gavin, satirizando a figura do galã. Tanto que ela nem percebe seu admirador, Jimmy, o inglês James Fox, principalmente porque ele é pobre.

Outra figura rara do filme é Carol Channing, super estrela na Broadway, que criou "Alô, Dolly", e que faz uma rara aparição no cinema. Ela tem um tipo esquisito e uma voz ainda mais estranha. O fato é que "Positivamente Millie" é uma comédia muito divertida, com agradáveis números musicais, que podem ser canções antigas ("Poor Butterfly") ou especialmente criadas para o filme (pode ser a dança da Tapioca).

Não é clássico mas é delicioso, bem humorado, e foi um dos grandes momentos de Julie em musicais.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo