UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Animação

Procurando Nemo (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 5
Procurando Nemo

Enorme sucesso nos Estados Unidos (inclusive com o público adulto), este desenho da Pixar não tem a mesma inventividade ou originalidade de desenhos anteriores deles. Mas é divertido, simpático, alegre e bem feito. E muito bom de ver.

Tem um ritmo mais lento e pode-se dizer que é o filme da Pixar mais próximo dos da Disney. Tem uma história linear, é quase um road movie, ou seja um filme de estrada, só que passado no Mar. O roteiro (de um dos co-diretores Andrew Stanton) é muito bem armado. Os dois heróis não são especialmente interessantes mas no caminho Marlin esbarra em Dory, um peixe que tem memória curta mas muita vontade (Ellen De Generes dá um show no original) e que se tornará sua grande parceira. Ou um Tubarão que está tentando mudar de vida e deixar de comer outros peixes (voz de Willem Dafoe) e principalmente uma deliciosa tartaruga que fala com gírias de surfistas (quando eles embarcam numa corrente marítima).

É uma aventura movimentada (mas não frenética), sem canções (a não ser ao final com um replay do velho "Under the Sea"), sem brincadeiras (erros de gravação) ao final (como a Pixar tinha nos acostumado, talvez porque não tenha sido feito pelos donos do estúdio, mas o segundo time, atenção não disse secundário). Mas totalmente "enjoyable" (infelizmente no português não há uma boa palavra para isso, desfrutável é horrível). É para ver mais de uma vez até. Edição de Colecionador excelente, como tem se tornado hábito da Pixar.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo