UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Quadrophenia (1979)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Quadrophenia

Logo após "Tommy" (1975), este outro disco conceitual (ou seja, que conta uma história) do cultuado grupo britânico "The Who", "Quadrophenia", foi também transformado em filme. Só que mais convencional e despretensioso, que usa a música apenas como fundo.

Mostra um ambiente bem conhecido pelos membros da banda (que o co-produziram), a efervescente Londres do começo dos anos 60, em que os Mods (dândis sempre bem vestidos e que andam em lambretas cheias de enfeites e espelhos) vivem brigando nas ruas e bares com os Rockers (vestidos de couro e mais brutos em suas motocicletas).

Ao mesmo tempo eles têm conflitos com as famílias, os empregos e o desajuste em relação à sociedade. Tudo é representado por um jovem mod (o bom Phil Daniels, muito parecido com o líder e mentor do "The Who", Pete Townshend) que busca sua identidade e é meio inconformista dentro do grupo, sofrendo ainda com a paixão por uma moça leviana e insensível (Leslie Ash).

Interessante por mostrar a juventude inglesa dos anos 60, bem menos presente nas telas que a americana, o filme é prejudicado por uma certa falta de calor e emoção, uma história linear e sem grandes lances, dirigida apenas corretamente pelo inglês Roddam. "The Who" aparece na TV, tocando no programa "Ready Steady Go". O cantor Sting, que faz o ídolo dos Mods, Ace Face, tinha papel bem maior e com mais falas. Mas decidiram, com a aprovação dele, cortar a maior parte, tornando o personagem mais misterioso e mítico.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo