UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Musical

Salomé (2002)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Salomé

A primeira sensação é de dejà vu, de que já vimos aquilo alguma vez antes. E é provável que sim. Este novo "Salomé" (2002), de Carlos Saura, não é muito distante dos outros filmes musicais, ou de balés filmados que ele tem feito desde "Bodas de Sangue" (1981). Depois teve "Carmen" (1983), "La Sevillanas" (1992), "Flamenco" (1995), e "Tango" (1998).

O que significa que é muito bem fotografado, muito bem dançado, com belos instantes mas também um pouco aborrecido, lento e redundante. Basicamente se divide em dois tempos, uma primeira parte que no fundo é um grande Making of (fictício), rodado pelo sistema digital (o que lhe dá uma bela textura e efeitos). E depois a performance propriamente dita, que é rodada em película tradicional.

A diferença seria que, desta vez, o balé foi criado especialmente para a encenação para o cinema (ainda que se passe como quase todos os outros, num único cenário fechado, altamente teatral).

Em 2001, a bailarina Aída Gómez, ao deixar a direção do Balé Nacional da Espanha (porque a concepção de suas danças tinham sido consideradas ousadas demais para um lugar conservador), procurou Saura com uma idéia de filmar sua peça "Salomé", onde ela mistura flamenco com dança clássica espanhola. Saura topou depois que mostrasse também o processo de criação. Foi assim que surgiu este filme, que não é melhor nem pior que os outros.

Tem pequenos problemas (Aída é velha demais para fazer a jovem Salomé, apesar do corpo em forma, sua dança dos sete véus não é muito inspirada, até a da Rita Hayworth no filme antigo era mais sugestiva. Apesar da boa idéia do coro bater palmas e tocar no chão).

Mas tem também certos momentos fascinantes. Assim como é muito interessante se ver a criação de um espetáculo, a direção de atores (o que faz Herodes se transformar completamente), o uso de cores no figurino e na cenografia (por sinais, esplêndidos).

Ou seja, quem gosta de dança, quem faz teatro, quem admira performances e tours de forces de encenação e filmagem não ficará desapontado.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo