UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Romance

Sayonara (1957)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Sayonara

Drama romântico que foi indicado ao Oscars de ator, fotografia, direção, montagem, filme, roteiro mas não canção (que é de Irving Berlin). Ganhou os de coadjuvantes (para o antes comediante Red Buttons e a japonesa Miyoshi, mais direção de arte e som).

Marlon Brando nunca escondeu sua fascinação por tudo que era exótico e oriental. Vocês se lembram que ele durante anos foi dono de terras e morou num atol do Pacifico Sul. Pois essa paixão pelas mulheres orientais se revelou primeiro nesta história de amor dirigida por Joshua Logan, o mesmo de "Férias de Amor" e "Camelot".

É um filme que teve vários méritos. Teve muito critico que achou que não passava de uma adaptação do velho tema da opera "Madame Butterfly", agora baseado num livro do famoso James A Michener, autor de "Ao sul do Pacifico", mostrando o preconceito racial no Japão do após guerra. Sayonara quer dizer adeus em Japonês.

O enredo traz basicamente três tramas paralelas, envolvendo romances entre americanos e japoneses. Marlon Brando, então no auge de sua carreira, faz um oficial que se apaixona pela atriz Miiko Taka, uma estreante que foi descoberta através de testes e na verdade já morava em Los Angeles.

O mais curioso é que o papel foi antes oferecido a Audrey Hepburn que sensatamente o recusou. Miiko foi muito ajudada por Brando, já que era totalmente inexperiente. A presença mais curiosa no elenco é do ator mexicano Ricardo Montalban, que teve que se maquiar todo para virar japonês, e mais que isso, foi um grande desafio interpretar um ator do teatro Kabuki que tem um envolvimento com a atriz australiana Patricia Owens.

Considerando as dificuldades e o politicamente incorreto de sua escolha, há de se convir que sua interpretação é bastante convincente e foi muito aplaudida na época até pelos orientais.

Mas quem teve as honras foi o outro casal interracial que ganhou os prêmios de coadjuvantes, Red Buttons e Myoushi Umeki. Ele era mais conhecido como humorista e ela uma estreante que depois não quis continuar carreira. Aliás, ela desapareceu sem ninguém saber mais do seu destino.

A fita traz ainda uma ponta em começo de carreira de um astro hoje famoso, James Garner de "Os Cowboys do Espaço".

Os problemas de filmagem foram criados mesmo por Brando, que já estava entrando na sua fase difícil. Ele detestava o diretor Logan e hesitou muito antes de aceitar o papel. Acabou inclusive exigindo mudanças durante a filmagem, até mesmo com um final mais positivo, cortes de frases que ele achava ofensivas aos japoneses, além de improvisar em muitas cenas. E não fez a menor questão de esconder que detestava o trabalho de Logan, o que provocou grandes discussões durante a rodagem.

Anos mais tarde, Brando admitiria que estava errado. É porque Sayonara acabou se tornando um inesperado e grande sucesso de bilheteria, demonstrando mais uma vez como o público gosta mesmo é de uma boa historia de amor.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo