UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Ficção Científica

Solaris (2002)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Solaris

Não confundir com a refilmagem de 2002, feita por Steven Sderbergh, com George Clooney, inspirada no mesmo livro original. Aqui numa cópia excelente que faz parte do Box "Andrei Tarkovski - Coleção Definitiva vol. 1". Vencedor do prêmio Especial do Júri em Cannes, esta ficção científica foi chamada de a resposta russa a "2001, Uma Odisséia no Espaço". Mas a única semelhança é que ambos têm conteúdo místico. Lembra mais "O Planeta Proibido", 1954, caso este tivesse sido dirigido por um Ingmar Bergman.

Tem também bastante semelhança com o filme testamento do diretor, "O Sacrifício", com a mesma simbologia de Homem-Família, Lar-Natureza. A história é difícil de resumir. Tarkovski usa o cinema para mostrar a dolorosa relação que um homem pode ter com sua imaginação, colocando em confronto duas maneiras de pensar: a fria tecnologia que é capaz de dissecar seus próprios fantasmas, em busca de explicações racionais. E o instinto, o amor, que prefere as relações pelas sensações, pela intuição.

É uma obra difícil e profunda, fora dos padrões comerciais. A narrativa é lenta, até monótona, principalmente na primeira parte. Para públicos especiais. Os extras estão num dossiê que acompanha o Box.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo