UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Sonata de Outono (1978)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Sonata de Outono

"Sonata de Outono" foi o canto do cisne no cinema da grande estrela Ingrid Bergman (1915-82), que só faria depois um telefilme sobre Golda Meir antes de morrer de câncer. O filme marca o encontro dos dois Bergmans mais famosos do cinema, o diretor Ingmar e a atriz, que não são parentes, mas já haviam feito um pequeno episódio do pouco conhecido filme "Stimulantia", de 1967.

Escrito especialmente para ela e Liv Ullmann, o filme é um acerto de contas entre uma mãe concertista famosa que volta ao lar e se defronta com seu egoísmo e pecados do passado e sua filha que ficou doente mental por causa dela (não se explica bem a doença, mas a moça esteve num asilo e agora mal consegue se expressar).

A outra filha, bem casada, carente do amor da mãe, sofre pela perda de um filho e também tenta tocar piano (a cena mais lembrada é quando a mãe, com crueldade, mostra como a sonata de Chopin deveria ter sido tocada).

É um show das duas atrizes, e Ingrid foi indicada ao Oscar, assim como o roteiro do filme. Difícil dizer quem está melhor nesse "duelo de interpretação", já que Ingrid chega composta e arrumada e aos poucos vai se desfazendo diante de nossos olhos. Liv Ullman usa como ninguém seus expressivos olhos e sua capacidade de reagir.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo