UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Stromboli (1949)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
Stromboli

Vocês vão testemunhar o encontro que marcou a vida de Ingrid Bergman e Rosselini nesta história realista de uma refugiada que vai para uma ilha vulcânica no litoral da Itália. Foi esse o início de uma fase difícil para ambos, quando foram rejeitados pela crítica e pelo público.

Diz a lenda que Ingrid mandou uma carta para o diretor italiano se oferecendo para trabalhar com ele (porque adorava seu trabalho). Este bolou essa história e a chamou, mas durante as filmagens ela ficou grávida, embora ainda estivesse casada com um médico sueco (na verdade, eles eram separados mas não divorciados). O escândalo foi tão grande porque Ingrid tinha fama de boazinha (pelos papéis de santa e freira que fazia).

Foi uma comoção nacional a ponto de condená-la no Congresso Americano. Ingrid passou anos no exílio na Itália antes de ganhar novo Oscar com o retorno em "Anastácia, a Princesa Esquecida", de 1956. Teve com ele três filhos, inclusive a estrela Isabella, mas nunca foi feliz e os filmes dos dois juntos são muito discutíveis.

Este traz Ingrid mal fotografada, revelando seus defeitos (alta demais), sem a fotografia hollywoodiana. A cópia, porém, é bastante boa, com ela falando inglês e o resto em sua língua original. Na época, Anna Magnani, que era amante de Rossellini antes de Ingrid, fez um filme rival pior que este chamado "Volcano".

O fato é que o estilo do casal não combina, e a fita é pouco mais que uma curiosidade. A paisagem é inóspita, o filme realista, Ingrid parece perdida e banal, sem a produção por trás dela. Mas o maior defeito mesmo é o roteiro que nunca engrena ou toma realmente forma dramática. Até o final é frustrante.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo