UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama, Romance

Suplício de uma Saudade (1955)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Suplício de uma Saudade

Clássico romântico famoso por sua canção-tema e trama sentimental de amor impossível, baseada em fatos reais. Premiado com Oscars de Canção, Figurino e Trilha Musical, foi ainda indicado como Atriz (Jennifer), Direção de Arte, Fotografia, Filme e Som.

É emblemático do gênero e da época. Baseado em história real e livro best-seller da eurasiana Han Suyin, com roteiro eficiente de John Patrick ("Alta Sociedade", "Les Girls", "O Mundo de Susie Wong"), que morreu aparentemente de suicídio em 1995. Mas é mais lembrado pela peça e filme sobre o Oriente, "A Casa de Chá do Luar de Agosto".

Certamente parte do seu sucesso no Brasil se deve ao excelente título nacional (melhor do que o literal "O Amor é uma Coisa Muitas vezes Esplendorosa"). Todos os fãs da fita lembram detalhes e momentos (como quando na colina, onde o casal se encontra, ela explica que deve dizer como os camponeses chineses, que falam Arroz Ruim para não inspirar inveja dos deuses).

O filme hoje parece um pouco lento e nem sempre Jennifer convence como oriental. E a geração "Grease" ao ouvir a música se lembrará da citação da música tema do filme no começo com Travolta e Olívia. Mas indiscutivelmente é um clássico do gênero romântico.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo