UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Tentação (2004)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

É curioso como os atores americanos se sujeitam a reduzir o cachê e participar de produções independentes, que podem não ter grande sucesso nem repercussão. Tudo para para conseguir papéis mais humanos cas telas.

É uma chance que o ator tem de flexionar os músculos interpretativos e fugir dos papeis banais dos filmes tradicionais dos grandes estúdios. Quando dá certo, até ganham o Oscar. Quando dá errado, resta a satisfação da experiência.

Esse é o caso "Tentação", filme modesto que tem excelente elenco, baseado em contos de André Dubus (o mesmo de "In the Bedroom"), com roteiro de Larry Gross ("48 Horas", "Ruas de Fogo", "Prozac Nation"), premiado no Festival de Sundance.

O filme não ficou melhor provavelmente pela falta de talento do diretor John Curran. "Tentação" foi indicado ao prêmio de fotografia no Independent Spirit Awards, e Laura Dern ganhou o de melhor atriz coadjuvante dos críticos de Boston.

Como muitos filmes recentes, "Tentação" fica melhor na intimidade do DVD. É sobre dois casais casados de 30 e poucos anos. Jack (Mark Ruffalo) é casado com Terry (Laura Dern), mas tem um caso com Edith (Naomi Watts), mulher de seu melhor amigo (Peter Krause, da série "A Sete Palmos").

Os dois homens são professores numa pequena universidade do Oregon e costumam correr juntos. Parece evidente que a traição fique clara logo, mas o filme não é sobre escândalos ou revelações, e sim sobre a vida medíocre de pessoas comuns, infelizes ou não, que convivem com situações de adultério. Elas estão quase anestesiadas, como uma espécie de versão atualizada (e sem paixão) de "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?".

Será que esse tipo de gente é interessante? Ou será que somos parecidos com eles? Mas é possível apreciar o elenco, em particular as mulheres. Naomi Watts é sempre eficiente, e o retorno de Laura Dern, que tem aparecido pouco, está versátil de tal forma que o fato de ela ser pouco atrante se torna desimportante.

Edição em DVD traz entrevistas, filomografia, galeria de fotos e trailers.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo