UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Terror

Terra dos Mortos (2005)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Terra dos Mortos

Foi com um modestíssimo filme de terror quase amador, "Noite dos Mortos Vivos" (1968), ainda em preto e branco, que Romero acabou reformulando os princípios do gênero (os zumbis andam devagar, são antropófagos e contagiam os outros por mordidas. Para morrerem têm que ser atingidos na cabeça). Romero tentou outros filmes de terror mas invariavelmente tem que voltar aos zumbis, até porque outros se apropriaram do tema e até o modificaram (em "Extermínio", por exemplo, os zumbis já são apressadinhos).

Inclusive o refilmaram recentemente (como "Madrugada dos Mortos"/ "Dawn of the Dead", 2004, de Zach Snyder). Este aqui é o retorno ao gênero, depois de dez anos, numa fita não especialmente memorável. O mais interessante é o fato que ele modifica a trajetória do gênero, fazendo com que os zumbis comecem a adquirir inteligência e passem a agir com esperteza (não há explicações para isso, de repente um negro que antes cuidava de um posto de gasolina começa a raciocinar e se torna um líder ensinando aos outros zumbis como devem agir e até disparar metralhadoras).

O filme inclusive tem um clímax banal e pouco empolgante, porque Romero parece preocupado em criar as condições para mais uma próxima continuação. Repleto de cenas de gore (sangue explícito) de todo o tipo (cabeças decepadas é lugar comum, vou poupá-los e não entro em detalhes, basta saber que é muito violento), o filme acontece num futuro indeterminado, quando os humanos conseguiram se instalar em grandes refúgios, no qual o maior deles é uma espécie de Shopping Center/ Torre, comandado por um negociante sem qualquer escrúpulo (Dennis Hopper).

Acontece que seu capanga (o sempre horrível John Leguizamo) sente-se rejeitado e se vira contra ele, roubando o carro armado do chefe. Para buscá-lo, mandam um agente rebelde (o australiano ruivo Simon Baker, de "Chamado 2" e "O Enigma do Colar") que leva junto uma prostituta a quem salvou (Asia Argento, filha do diretor Dario Argento, outro dos mestres do gênero terror, e que parece uma Claudia Raia mais feia).

Assim o filme acaba virando meio "Mad Max", enquanto os zumbis agora inteligentes atravessam o rio a pé e atacam o refúgio dos humanos em Pittsburgh (embora tenham rodado em Toronto). Não achei que o filme provocasse sustos, mas segurou minha atenção, com ocasionais viradas de lado para não ficar vendo os excessos de sangue.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo