UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia, Romance

The Canterbury Tales - Os Contos de Canterbury (1972)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
The Canterbury Tales - Os Contos de Canterbury

O menos conhecido e ilustre da "Trilogia da Vida". Até mesmo porque é o menos lembrado o livro do inglês Geoffrey Chaucer. Começa com os componentes de uma peregrinação a Canterbury, contando várias histórias.

O próprio Pasolini faz Chaucer, num elenco desta vez com gente mais famosa, sua musa Laura Betti (que morreu em 2004), o afilhado Nineto Davoli, Hugh Griffith (Oscar por "Ben-Hur"), Josephine Chaplin (filha de Charles).

Novamente o mesmo clima de erotismo, safadeza e escatologia. Mas por algum motivo com menos brilho do que o anterior e menos impressionante que o seguinte. Ganhou o Urso de Ouro do Festival de Berlim.

Aqui a parte técnica também é assinada pelo que havia de melhor no cinema italiano, trilha musical de Ennio Morricone (com músicas selecionadas pelo diretor), figurinos de Danilo Donati, direção de arte de Dante Ferretti.

Feito em locações autênticas na Inglaterra, resulta menos ousado que os outros, até com menos momentos de nudez e deboche. Deve ser essa a razão que o torna menos distribuído internacionalmente. Embora a cena mais famosa seja a de um rapaz urinando nos colegas, de forma explícita. A conclusão do filme é uma alegoria do Inferno. Ficou por muitos anos proibido no Brasil, pela censura.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo