UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

Thunderbirds em Ação (1966)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Thunderbirds em Ação

Primeiros dos dois longas-metragens dos "Thunderbirds", seriado inglês (hoje cult) que foi ao ar entre 1964-66. Criado por Gerry Anderson, utilizava marionetes e cenários em miniatura, meticulosamente construídos, em um sistema batizado por Anderson de Supermarionation.

As marionetes tinham cerca de 30 centímetros de altura e eram manipuladas por cordões ou varetas, dependendo do movimento desejado ou da disposição do cenário (para closes de mãos eram utilizadas tomadas de pessoas reais). A sincronia dos movimentos labiais era obtida através de um dispositivo elétrico colocado nos lábios das marionetes, sensível aos impulsos gerados pelos diálogos pré-gravados.

Anderson gostava especialmente de veículos exóticos, naves espaciais gigantescas e sempre havia explosões e desastres cuidadosamente encenados. E por um capricho dele, os bonecos tinham cabeças desproporcionalmente grandes em relação ao corpo.

O resultado final era uma mistura de virtuosismo técnico e ingenuidade, que deixará os saudosistas eufóricos. As crianças podem gostar também, mas o ritmo lento e o excesso de detalhismo (pelos padrões de hoje) poderão assustar um pouco.

Boa parte da emoção vinha das trilhas musicais compostas por Barry Gray (1925-84). O cantor inglês Cliff Richard faz uma aparição especial (como boneco) cantando "Shooting Star". Antes dos Thunderbirds, Anderson havia feito outra série com a mesma técnica, "Stingray" (1963-64).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo