UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Ficção Científica

THX 1138 - Versão do Diretor (1971)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
THX 1138 - Versão do Diretor

Edição em dois discos da versão do diretor, lançada em 2004. O título é a forma mnemônica do número de telefone de George Lucas quando ele morava em San Francisco e estudava cinema. Uma fórmula que ele utilizou neste seu longa de estréia e reutilizou depois, primeiro numa chapa de carro de "American Grafitti", depois para batizar seu sistema de som para cinemas (que é uma harmonia entre caixas, distâncias e cadeiras, um selo de aprovação deles. E por extensão, também equipamentos de som originados por eles).

Só o IMDb lista mais de 30 referências ao nome em diversos outros filmes. Depois de se formar em cinema, Lucas fez um Making of/Documentário sobre a filmagem de Coppola, em "Caminhos Mal Traçados" ("The Rain People", 1969). Por isso, o amigo lhe arranjou a possibilidade de fazer este filme na Warner, com um orçamento super modesto, reaproveitando um curta metragem que ele já tinha rodado (ele era professor em curso de operadores e com os alunos rodou a fita chamando "THX 1138:4EB", que ganhou vários prêmios em Festivais estudantis).

Embora fosse ficção científica passada num futuro, o truque foi rodar na Los Angeles atual (da época) utilizando lugares futuristas ou ainda em construção (mais ou menos como Godard havia feito em "Alphaville"). Totalmente oposto a "Star Wars", ou seja, é o lado sério do gênero, uma fita fria e distanciada, sobre a falta de amor. Bastante curiosa, mas pela própria temática difícil de envolver o espectador e hoje pouco conhecida. Esta edição especial deverá corrigir esta falha. Tem clima de "1984", de George Orwell, onde todos se parecem e não há esperança. Mas é melhor visual que dramaticamente.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo