UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Romance

Tico-tico no Fubá (1952)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Tico-tico no Fubá

Lançado em São Paulo no dia 21 de abril de 1952, este foi o quarto filme da Vera Cruz e sua primeira super-produção. Levou praticamente um ano inteiro sendo realizado. O roteiro é de Oswaldo Sampaio, depois co-diretor de "Sinhá Moça", e conta uma história fantasiosa (até a cidade de Santa Rita foi totalmente reconstituída em estúdio).

Ele é vivido por Anselmo Duarte, astro das chanchadas da Atlântida em seu primeiro filme para o estúdio. Na história, embora fosse casado com uma amiga de infância, Marisa Prado, a futura estrela de "O Cangaceiro", Zequinha se apaixona por uma amazona de circo, Tonia Carrero, também em seu primeiro filme na Vera Cruz, de onde seria uma das figuras mais importantes.

Extremamente bem realizado, dentro do melhor padrão da época, tem ótima fotografia de Chick Fowle e J. M. Beltran, música do maestro Radamés Gnatalli. Embora se inspire em outras biografias americanas de compositores (como na cena em que compõe a canção título), ou talvez por isso, é muito simpático e divertido. Cópia não restaurada, mas não chega a comprometer. Faz parte da "Coleção Vera Cruz Volume 1".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo