UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

Top Gun - Edição Especial (1986)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Top Gun - Edição Especial

Esta versão de "Top Gun" não usa o subtítulo brasileiro, "Ases Indomáveis". O filme foi um imenso sucesso de bilheteria, nunca parou de vender em vídeo e merceia mesmo uma edição especial. Foi uma produção de Jerry Bruckheimer e Don Simpson, inspirada num artigo de revista, e que no fundo serviu como material para recrutar novos pilotos para a Marinha dos EUA.

"Top Gun" foi indicado aos Oscar de montagem, som, edição de som, e ganhou o de canção, "Take My Breath Away". O espírito, porém, é igual ao dos filmes da Segunda Guerra Mundial, apresentando as virtudes do serviço militar, os prazeres da vida numa farda e as delícias de morrer por seu país.

Os verdadeiros astros são os aviões, suas acrobacias e feitos incríveis, um pouco confusas, mas espetaculares. "Top Gun" foi o responsável pelo grande momento do estrelato do jovem Tom Cruise (substituindo Matthew Modine, o que é omitido nesta edição), ajudado por vários futuros astros em papéis pequenos, como Meg Ryan, Val Kilmer, Tim Robbins e Anthony Edwards, do seriado "ER".

O filme é militarista, superficial, mas bonito e envolvente. As cenas de amor do casal principal foram filmadas depois a pedido dos exibidores que viram em "previews".

Edição especial do DVD traz como extras: Zona de Perigo (o making of); Pré-produção desde o Início; Produção na Terra e no Mar, Jogando com os Rapazes; Produção no Ar - Necessidade de Velocidade; Efeitos Visuais - De Volta ao Básico; A Música de Top Gun; Decolagem e Impacto (Afterburn, com os montadores que afirmam que a fita foi salva na edição que lhe deu sentido). Três clipes ("Take my Breath Away", de Berlin; "Danger Zone", de Kenny Loggins; "Heaven in Her Eyes", de Loverboy); storyboards em vários ângulos; extras originais: Bastidores, Treinamento de Sobrevivência, Entrevista com Tom Cruise (que vem com "time-code" para não ser usada em programas de TV, exigência do ator), Fotografias da Produção. Trailers e spots de TV. Cruise só aparece na entrevista (muito jovem) e está curiosamente ausente de todo o resto. Val é o mais divertido, faz muitas piadas e provoca Cruise. No disco 1, comentário em áudio, legendado, do produtor, diretor, o roteirista Jack Epps, consultor Capitão Mike Galpin, Consultor Pete Pettigrew e Mike McCabe.

Curiosidades: John Carpenter e David Cronenberg recusaram dirigir a fita. Nunca foi feita uma continuação porque Cruise exigiu dinheiro demais (porque não queria fazer) e a Força Área queria segredo de suas novas naves. Não se deve esquecer a versão que Tarantino dá a fita, como uma atração/flerte homossexual entre Maverick e Iceman com a mulher como mero disfarce (o fato de Kelly ser bissexual na vida particular dá subsidio a isso). Revendo o filme parece que ele tem razão.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo