UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Policial

Topkapi (1964)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Topkapi

Jules Dassin andava fora de moda aqui até o retorno nos cinemas de seu famoso "Nunca aos Domingos". Ele foi bem-sucedido na Metro no final dos anos 40 mas teve que largar os EUA por causa da perseguição do McCarthismo que o colocou na Lista Negra.

Conseguiu se recuperar na França, com Rififi, mas foi na Grécia que encontrou em Melina Mercouri, a musa e a inspiração para dar a volta por cima (eles fizeram outros filmes juntos e ficaram casados até a morte dela, em 1994, Dassin quando escrevemos este livro ainda estava vivo).

Já este filme, foi feito com grande orçamento para a United (que tinha distribuido "Nunca aos Domingos"), um roteiro já comercial baseado em livro do famoso Eric Ambler, "The Light of Day" ("O Mar Eterno"; "A Máscara de Dimitrios"). E novamente com música de Manos Hadjidakis. Basicamente um filme de assalto (como em "Rififi"), que começa com Melina falando diretamente para a câmera e explicando a trama básica, e passado na Sala Hazine do museu de Istambul, onde há uma adaga sem preço, que traz quatro belas e grandes esmeraldas, uma delas é justamente a mais cobiçada.

Peter Ustinov falecido em fim de março de 2004 ganhou pelo filme um segundo Oscar de Coadjuvante. Também Melina foi indicada ao Globo de Ouro (ela mais tarde seria a ministra da Cultura da Grécia, após a ditadura de militares que ajudou a derrubar). E o roteiro foi indicado ao Sindicato dos Roteiristas. Teria inspirado a série "Missão Impossível" segundo confessou seu criador Bruce Geller. Boa diversão. Cópia decente.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo