UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Topper e o Casal do Outro Mundo (1937)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Topper e o Casal do Outro Mundo

Deliciosa comédia clássica, originalmente da Metro, e que influenciou muitos outros filmes, de "O Céu Pode Esperar" a "Ghost". O diretor McLeod (1898-1964) era um gênio da comédia, tendo dirigido alguns dos melhores filmes dos Irmãos Marx, Danny Kaye e Bob Hope, e aqui dá o tom exato, sem deixar o ritmo cair. Ajudam bastante também as trucagens fotográficas de Roy Seawright, que tornam convincentes as traquinagens dos fantasmas.

Mas é o elenco perfeito que torna o filme memorável: Cary Grant simplesmente nasceu para fazer esse tipo de ricaço maluco, a tal ponto que até tendemos a desvalorizar a composição, como se ele sequer estivesse interpretando; Constance Bennett também era excelente comediante e esta é uma rara oportunidade de vê-la em ação, em um de seus poucos filmes em circulação; Roland Young faz com charme e perfeição o personagem-título, num contraponto hilariante com Grant e Bennett, e Billie Burke acrescenta humor sútil no pequeno mas importante papel da esposa de Topper.

Um clássico da comédia sofisticada, gerou duas continuações inferiores: "Marido Mal-Assombrado" ("Topper Takes a Trip", 1939), sem Grant mas com os outros três novamente dirigidos por McLeod, e "A Volta do Fantasma" ("Topper Returns", 1941), com Young e Burke assombrados agora por Joan Blondell, sob a direção de Roy Del Ruth (saiu em DVD como "O Retorno de Topper"). Atenção: as legendas em português são fracas e estragam diversas piadas.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo