UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama, Guerra

Tora! Tora! Tora! (1970)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
Tora! Tora! Tora!

Feito pelos mesmos produtores de "O Mais Longo dos Dias" (do qual, por sinal, este DVD traz o trailer), em particular Elmo Williams, e baseado em livro homônimo (que pesquisou todos os detalhes do ataque, a partir do título - que é a ordem japonesa para o ataque).

Envelheceu mal este filme longo, feio (a cópia deveria ser restaurada), estático, mal interpretado e que foi, na época, merecido fracasso de bilheteria. Ganhou Oscar de efeitos especiais (alguns espetaculares como o bombardeamento de aviões onde se vê realmente dublês enfrentando perigo, outros pobres como várias cenas de projeção de fundo). Mas não se compara em visual e envolvimento com o "Pearl Harbor" de Michael Bay e muito menos com "A Um passo da Eternidade" de Zinemann. Até é interessante, porque narra os dois lados do conflito (o japonês - em sua própria língua e com legendas - e o americano).

A edição em widescreen é notável apenas por trazer um comentário do diretor, entrevistado por um crítico onde se elucidam alguns detalhes, como a participação no projeto do diretor Akira Kurosawa, no que teria sido seu primeiro filme americano (ele ficou duas semanas até ser despedido e na edição final nada foi utilizado de seu material).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo