UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Policial, Suspense

Um Estranho na Escuridão (1946)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Um Estranho na Escuridão

Com roteiro de Sidney Gilliat e do diretor, este é um suspense bem armado, que foi feito como veículo para a então promissora Deborah Kerr (que é escocesa) e que no ano seguinte seria contratada pela MGM como rival de Greer Garson, fazendo depois uma brilhante carreira.

Já demonstra seu talento aqui num papel difícil porque é contraditório: uma irlandesa que mesmo com a Guerra detesta os ingleses a ponto de participar de um complicado plano de espionagem. O filme já começa com uma espécie de teaser (o espião em fuga, coisa rara na época) para depois alternar narradores (tanto um neutro que sabe tudo, quanto os pensamentos da heroína).

Custa um pouco a engrenar, inclusive usando muito humor (como na seqüência dos contrabandistas na fronteira irlandesa, depois os policiais da Ilha de Mann). Também custa a dar certo o interesse romântico, quando Trevor chega á pensão onde Bridie trabalha (como um Oficial britânico em férias). E depois se estica também ao final.

Mas consegue tornar a protagonista vulnerável e simpática, apesar de tudo, com momentos de suspense e comédia. Uma curiosidade (no mínimo).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo