UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Um Jantar para Idiotas (2010)

Débora Costa e Silva

Débora Costa e Silva

Da Redação 15/04/2011
Nota: 3
Um Jantar para Idiotas

MAIS

Em tempos em que o bullying ganha destaque na mídia e gera debates em escolas, universidades e empresas, essa comédia aparentemente banal traz a tona a discussão sobre o assunto de maneira divertida e sensível através do personagem de Barry (Steve Carell), um típico "looser", bobo, inseguro, que é abandonado pela esposa e se esconde em seu mundinho fantástico de ratinhos empalhados em maquetes e cenários fofos.

Ele é descoberto pelo protagonista Tim (Paul Rudd), que vive alguns dramas com sua namorada Julie (Stephanie Szostak), que adia a decisão de se casar com ele. No âmbito profissional, Tim busca uma promoção que só poderá se concretizar se ele comparecer a um jantar onde os participantes devem levar alguém com talentos exóticos e bizarros, além de estúpido o suficiente para ser ridicularizado por todos e concorrer ao prêmio de "o idiota da noite".

Após conhecer o esquisito Barry - o tipo de pessoa perfeita para levar ao jantar -, Tim resolve aceitar a proposta do seu chefe. No entanto, Julie reprova a idéia e ele fica dividido entre sua ética e ambição.

A partir daí, Barry invade sua rotina e quase o enlouquece com suas trapalhadas: dá o endereço de Tim para uma antiga amante obsessiva, confunde Julie com ela, estraga um café da manhã de negócios com um possível cliente suíço, sempre tentando resolver os problemas do novo (e único) amigo.

Entre uma cena bizarra e outra, o filme dá um salto além das comédias pastelão quando a sensibilidade e o lado humano de Barry ganham destaque na trama. Um desses momentos é quando ele quase se desfaz de suas criações após ouvir Tim dizendo que os únicos amigos que têm são ratos mortos porque eles não podem fugir dele.

Apesar das trapalhadas, os dois acabam indo no jantar e Barry se diverte com a idéia de ser um convidado especial. De fato, ele acabou sendo o "idiota" de mais sucesso durante a noite. Mesmo agradando seu chefe e divertindo Barry, Tim decide revelar ao seu amigo que a festa foi feita para que os mais bobos sejam ridicularizados e pede desculpas.

No final, tanto Barry quanto Tim percebem que os idiotas são na verdade àqueles que zombam dos outros e conseguem recuperar também a confiança e auto-estima, perdendo o medo de serem ridicularizados ou considerados perdedores. Apesar de o filme trazer essa lição de moral quase mastigada para os espectadores e não oferecer muitas cenas hilariantes (mesmo com toques de surrealismo), diverte. "Um Jantar para Idiotas" vale pelos diálogos sensíveis e pelos personagens humanizados e de fácil identificação pelo público, já que se apaixonam, erram, vivem conflitos etc.

Os extras do DVD contém erros de gravação, cenas excluídas e entrevistas com o elenco, os produtores e o diretor, que comentam os bastidores, os diálogos e a performance dos atores.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo