UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Um Lugar para Recomeçar (2005)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Um Lugar para Recomeçar

Foi grande fracasso nos EUA (custou 30 milhões de dólares e não rendeu mais que 8) e foi esquecido nas premiações. Mas gostei bastante do resultado, particularmente de Robert Redford, que tem sua melhor interpretação em anos.

Apesar da idade (está chegando agora aos 70 anos), de aparecer barbudo e sem glamour, ele está convincente como um velho cowboy de Wyoming que vive num rancho com seu ajudante de muitos anos (Morgan Freeman), que foi atacado por um urso. E agora sofre dos ferimentos.

O drama sucede quando retorna para casa sua nora (Jennifer Lopez, outra vez fazendo papel de mulher que apanha, como em "Nunca Mais", 2002) e a neta que desconhece. Acontece que essa nora, que agora foge do namorado violento, foi responsável pela morte num acidente de carro do único filho de Redford, que por isso não a perdoou. O filme é sobre isso, reconciliação, acerto de contas, o que é importante ou não.

Narrado de forma lenta (o ritmo poderia ser mais ágil) e rodado no Canadá (novamente aquela paisagem serve como o Wyoming, como em "Brokeback Mountain", aliás no filme tem uma piada divertida, quando a neta pensa que Redford e Freeman são caso e acha tudo muito divertido), o filme pode ser previsível e sentimental. Mas os atores estão bem (também os coadjuvantes, embora Jennifer apenas não se comprometa), a história é bonita, a direção tradicional mas quem rouba o filme mesmo é um talentoso urso chamado Bart.

Ainda que não seja tarefa fácil competir com estes dois velhos monstros sagrados, Redford e Freeman, que vale a pena reencontrar.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo