UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Musical

Um Violinista no Telhado (1971)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Um Violinista no Telhado

Faz parte do Box "Grandes Musicais da Broadway". Versão para o cinema de grande sucesso da Broadway, peça de Joseph Stein baseado em contos de Sholem Aleichem, com trilha de Jerry Bock (e tem até Isaac Stern tocando violino na orquestra da trilha). Premiado com Oscars de Fotografia e Trilha Musical Adaptada (para John Williams), o filme tem uma cor "Terra/ Pastel" (sem tons fortes) escolhido pelo diretor (a edição excelente em dois discos tem comentários em áudio do diretor Jewison e também do já falecido astro israelense Chaim Topol que faz o protagonista).

Falando diretamente para a câmera, o personagem consegue muita empatia, ainda mais ajudado por uma bela trilha cujo pontos altos são "Sunrise, Sunset", a música da Casamenteira ("Matchmaker"), "Se eu fosse Rico" (If I Were a RichMan) a dança do casamento (coreografia do genial Jerome Robbins de "WestSide Story") e a imagem do violinista inspirada em Chagall. Embora seja melhor compreendido pelos de origem judaica, seu apelo é universal (e envelheceu bem, até melhorou). .

Na Região 1 saiu uma primeira edição com alguns extras mas depois houve uma seguinte, que é igual a nacional. Era originalmente da United Artists, a única produtora que deu liberdade de ação para o diretor Norman Jewison ("No Calor da Noite"). Com canções de Jerry Bock, o show foi estrelado por Zero Mostel mas Jewison (que apesar do nome não é judeu!) queria um ator menos exuberante e menos conhecido e optou pelo israelense Topol. Rodado na antiga Iugoslávia com grande orçamento, apesar do elenco pouco conhecido.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo