UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

Uma Aventura na Martinica (1944)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 5
Uma Aventura na Martinica

Um dos melhores filmes de um dos melhores diretores de todos os tempos, com um dos casais com melhor química da história do cinema e com um dos melhores coadjuvantes... é preciso mais?

Como o anterior (e ligeiramente similar) "Casablanca", esse é um daqueles filmes cujo resultado superior ninguém poderia predizer antes da produção. Quem poderia saber que o roteiro, co-escrito por William Faulkner e apenas vagamente adaptado do livro de Hemingway (Hawks desprezava o conto, cuja ação se passa em Cuba, e apostou com o autor que seria capaz de fazer um bom filme a partir dele), seria tão perfeito e com tantos diálogos brilhantes?

E quem poderia imaginar que Bogart, na época já astro, mas ainda por estabelecer a persona pela qual é lendário hoje, faria isso com este filme? E quem suporia que a novata Bacall, uma ex-modelo de 19 anos que nunca tinha feito um filme antes e tremia tanto nas filmagens que obrigava Hawks a fazer retakes, teria uma performance tão perfeita e inesquecível fazendo a típica heroína Hawksiana, ousada e cheia de expedientes?

E, por fim, mas nem um pouco menos importante, quem poderia prever que ela e Bogart se apaixonariam durante as filmagens (e ficariam juntos até a morte dele em 1957) e produziriam a química entre os personagens que tornaria suas cenas tão eletrizantes e sinceras?

Com certeza nada disso era evidente na ocasião, mas a soma de todos esses fatores produziu uma das melhores aventuras românticas (com toques de comédia) de todos os tempos, e com as inesquecíveis atuações de Bogart e Bacall, que com certeza deliciarão a todos ainda hoje. Atenção para a frase famosa de Lauren: "Se precisar de mim, basta assoviar... Você sabe como se faz não? Ponha seus lábios juntos e sopre!".

Embora tenham havido boatos que Lauren teria sido dublada pelo adolescente Andy Williams, parece que é realmente a voz dela. A história foi refeita depois duas vezes com resultados inferiores. Bogart era casado com outra quando se apaixonou por Bacall durante as filmagens. Hawks que havia sido descobridor dela (e tinha um casinho com Dolores Moran) ficou enciumado.

A história original se passa em Cuba, mas teve que ser mudada a pedido do governo, que não queria problemas naquela região. As três canções são do compositor Carmichael, autor de "Star Dust", que faz também o papel de Cricket.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo