UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Utopia (1951)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 1
Utopia

Stan Laurel (1890-1965) e Oliver Hardy (1892-1957), O Gordo e O Magro, encerraram suas carreiras no cinema com esta lamentável comédia européia, uma co-produção francesa e italiana, um caça-níqueis amparado na lenda dos dois.

Com elenco internacional, o set era um caos onde, segundo lembranças de Stan, nem o diretor sabia o que estava fazendo. As fracas e surradas piadas e situações também não ajudavam, e o resultado final foi um tremendo desperdício da boa idéia central, da dupla tentando criar uma sociedade ideal em uma ilha paradisíaca, mas deixando tudo descambar em anarquia.

É provável que com um bom roteiro e diretor tal idéia gerasse um clássico deles. Mas de qualquer modo, havia a agravante de ambos estarem em más condições de saúde, em especial Stan, que chegou a interromper as filmagens para uma operação de emergência. Sua aparência extremamente envelhecida no filme, por vezes até cadavérica, torna dolorosas algumas da piadas, comovendo e emocionando os fãs.

O filme serve, então, mais como um triste tributo ao profissionalismo dos veteranos atores. Comédia, mesmo, pouco sobra. Foi exibido no Brasil como "A Ilha da Bagunça". Edição fraca, com cópia bem lavada e sem contraste.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo