UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

Velozes e Furiosos (2001)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Velozes e Furiosos

Consciente do mau exemplo que dá, o filme nesta edição em DVD já vem com uma mensagem patrocinada prevenindo contra os perigos do excesso de velocidade e irresponsabilidade no volante. Grande sucesso nos EUA, não foi tão bem no Brasil. No fundo é tudo o que mundo não precisava neste momento. Um filme que é uma aula prática de como roubar caminhões (com o máximo de tecnologia) e como envenenar seus carros para tirar rachas nasruas, em outras palavras mais uma fita norte-americana irresponsável que apela para os piores instintos da platéia jovem e popular.

Por outro lado, é obviamente uma fitinha B, daquelas que antigamente passavam em cinemas drive-ins. Tudo nela recende à clichês, começando pelo maior deles, que já era antigo nos anos 30, quando se realizam histórias sobre policiais que se infiltravam em quadrilhas mas depois tinham problemas de consciência porque ficavam amigo do chefão ou namoravam sua irmã.

Por incrível que pareça, eles ousam repisar tudo isso de novo, novamente com um jovem galã loiro (Paul Walker, um sub Brad Pitt) que fica amigo do líder de um grupo de marginais que praticam rachas com carros super envenenados (Vin Diesel, revelado em "Soldado Ryan" e que tem realmente cara de delinqüente brasileiro fugido do Carandiru) e que é suspeito também de ser comandante de uma quadrilha que assalta caminhões em estradas isoladas. Logicamente, o mocinho se envolve com a irmã dele (que é feita pela brasileira Jordana Brewster, pelo menos por parte de mãe, a ex-modelo Maria João, de quem herdou a beleza). E tem também os superiores que lhe fazem pressão, quadrilhas rivais (a mais destacada delas é a de orientais vietnamitas), um capanga que desconfia do herói (mas que será salvo numa seqüência notável por sua absoluta falta de lógica e verossimilhança). Ou seja tudo é tão banal e primário, que se destina ao mínimo denominador comum.

Ainda assim é preciso admitir que o filme é rápido e veloz como se apresenta, as cenas de corridas são bastante bem feitas (mas nada excepcional) e incrementadas com efeitos digitais

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo