UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Ventos da Liberdade (2006)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2

O filme ganhou absurdamente a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Talvez um sinal de que não havia nada melhor ou que tenha sido um premio de consolação para o veterano diretor inglês Ken Loach (que teve sua obra-prima, "Terra e Liberdade", esquecida).

O pior é que o filme vem de encontro à maré, contra o momento histórico. Surge quando os problemas entre Irlanda e Inglaterra parecem finalmente chegar a uma conclusão feliz, inclusive com o termino das ações terroristas do IRA (aqueles que nunca aceitaram as condições de paz).

O longa acaba dando uma visão extremamente simpática aos republicanos nos anos 20 na Irlanda do Norte. Ou seja, um diretor inglês apoiando a causa Irlandesa deveria causar controvérsia. Mas nem isso aconteceu, porque o filme nem chega a impressionar. Não tem a mesma força de 'quase' documentário de outros filmes de Loach.

Basicamente é uma historia clichê. Pode até ser que Loach estivesse fazendo paralelos com outras guerras de ocupação mais atuais, mas o fato é que trata tudo de maneira superficial. Relata o de sempre: a represália, as prisões, as torturas, as traições, as punições, até o obvio quando irmãos ficam de lados opostos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo