UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Verão Violento (1959)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Verão Violento

Segundo longa-metragem de ficção do diretor italiano Valerio Zurlini (1926-1982), estrelado pela então diva Eleonora Rossi Drago, que fez mais de 60 filmes até largar o cinema em 1970.

O filme é notável pela excepcional concepção de certas cenas, como uma seqüência na casa vazia do herói, onde os casais observam um avião no jardim e depois dançam, levados pela canção clássica "Temptation" -- um primor de clima e de encenação. O mesmo se pode dizer do ataque aéreo a um trem de fugitivos.

É como se a narrativa fosse dividida em atos: no primeiro, o encontro do casal e o lento nascer do romance; no segundo, após 50 minutos, a queda do governo e as conseqüências; e finalmente a conclusão.

A direção dos atores por vezes é irregular e as implicações sociais e políticas ficam num segundo plano, o que as torna pouco claras para o espectador atual. Mas o filme é muito fluente, bastante romântico e melancólico.

"Verão Violento" ganhou o troféu de melhor atriz no Festival de Mar Del Plata e o prêmio dos jornalistas italianos para atriz e trilha musical (de Mario Nascimbene).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo