UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Viagem a Darjeeling (2007)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

Apesar de uma trajetória instável, com filmes desinteressantes como "Três é Demais", "Os Excêntricos Tennebaums" e "A Vida Aquática de Steve Zissou", sempre pretensiosos e pouco engraçados, Wes Anderson faz uma feliz volta por cima com uma comédia discreta, humana, diferente e inteligente com momentos brilhantes e inovadores.

O filme parte da idéia de apresentar o personagem de Jason Schwartzman através de um curta-metragem chamado "Hotel Chevalier" (2005) que funciona como uma espécie de prefacio: Jack está num hotel em Paris, com as importantes malas da família, num reencontro com sua misteriosa mulher (Natalie Portman).

Tudo depois será explicado e explorado no longa-metragem que é basicamente um 'road movie' sobre três irmãos brigados em busca de um sentido para suas vidas. O irmão vivido por Owen Wilson - que por ironia interpreta um quase suicida, a exemplo do que lhe sucedeu há pouco tempo - tenta se entender com os dois irmãos: o pouco honesto Peter (Adrien Brody) e o Jack que já conhecemos.

A caminho de Djaeerling, eles passam por aventuras como romance com uma indiana, expulsão do trem e salvamento de crianças locais. Sem esquecer a busca da mãe desaparecida (Angélica Huston) que agora vive num convento. Destaque ainda para a participação especial de Bill Murray.
O maior trunfo é, no entanto, o crescimento de Wes como diretor. O cineasta agora escolhe planos certos, movimentos de câmera, e cortes adequadamente, evita diálogos excessivos, e consegue explicar tudo visualmente com um humor sutil e inteligente. Procurem descobrir o filme que vale a pena.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo