UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Musical

Victor Victoria (1982)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Victor Victoria

Isso sim é que é comédia. Fica próximo de "Quanto mais Quente Melhor" e, como este, foi inspirado numa fita alemã dos anos trinta. O filme inclusive melhorou porque foi transposto para musical da Broadway (com a própria Julie e seu marido Edwards). O resultado foi bem inferior, não chegou aos pés do filme. Tudo por causa do trabalho do realizador Blake Edwards que foi dos últimos que soube fazer piadas visuais, "gags" como as que ele utilizou na série "A Pantera Cor de Rosa".

Na verdade é uma farsa despretensiosa em que Julie Andrews tem de se passar por travesti para conseguir trabalho (à primeira vista ela não convencia muito mas com boa vontade dá para aceitar, afinal é uma farsa). O gângster James Garner se apaixona por ela com as inevitáveis conseqüências, algumas delas impagáveis.

Os números musicais são quase todos no palco usando melodias de Henry Mancini. Na revisão se confirma a qualidade do trabalho geral do filme, de Lesley Ann Warren (como a loira burra que é namorada do gângster, ela dá um show) e de coadjuvantes. Foi indicado aos Oscars de Atriz (Julie), Coadjuvantes (Lesley e Preston, que faz o gay Toddy e que morreuem 1987), Trilha Musical Adaptada, Direção de Arte, Figurinos, Roteiro. Alegre e divertido. Veja, compre, empreste. Originalmente foi chamado no Brasil de "Vítor ou Vitória?".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo